sexta-feira, 26 de outubro de 2012

 

Baunilha e chocolate: um contraste de cores e de sabores... que, no entanto, combinam muito bem. Como acontece, por vezes, no amor. Como aconteceu com Penelope e Andrea, duas pessoas de carácter e sensibilidade muito diferentes que, apesar disso, se amaram, casaram, tiveram três filhos e juntos partilharam os altos e baixos de um casamento que dura já há dezoito anos. Mas a certa altura a mágica alquimia quebra-se: Penelope, cansada das muitas e mal disfarçadas traições do marido, desiludida com o seu comportamento egoísta e infantil, abandona-o para reflectir sobre a forma de salvar a sua união e para o deixar a braços com os mil e um problemas da família, que até àquele momento caíram apenas sobre os seus ombros. Agora é a vez de ele superar as dificuldades. Para Andrea é um choque, porque, no fundo, nunca deixou de considerar Penelope como a única mulher da sua vida, aquela com quem sempre pôde contar. Para ambos, a separação é a oportunidade para fazerem um balanço das respectivas existências, para olharem para dentro de si mesmos com uma sinceridade impiedosa e para reviver o próprio passado, tentando compreender a causa de tantos erros e de tantas escolhas mal feitas. Mas neste percurso penoso, emerge pouco a pouco aquilo que ambos sempre souberam: o amor que os uniu ainda está vivo. Ferido, maltratado, resistiu aos assaltos do tempo e pode ainda gerar alegria e felicidade.

Cheio de humor na descrição das cenas da vida quotidiana, doce e nostálgico na evocação do passado dos protagonistas, comovente na forma como regista as suas fraquezas tão humanas, Baunilha e Chocolate é a história que todos gostaríamos de ler… para não perder a esperança, para reencontrar a confiança, para compreender mais alguma coisa sobre nós próprios.
 
Sveva Casati Modignani é um dos nomes mais populares da actual ficção italiana, tendo publicado já catorze romances, que venderam cerca de dez milhões de exemplares e que deram origem a alguns filmes e séries televisivas de sucesso.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Lição de Tango - Sveva Casati Modignani


Sinopse
O retrato inesquecível de duas mulheres que o destino juntou numa aventura comum. Giovanna e Matilde não parecem ter nada em comum, excepto o facto de morarem no mesmo bairro de Milão e de às vezes se cruzarem na rua. A primeira é uma encantadora antiquária, casada e com uma filha adolescente; a outra é uma pobre idosa que vive sozinha numas águas-furtadas das quais obstinadamente não se deixa despejar. Uma série de circunstâncias dramáticas aproxima as duas mulheres, que aprendem a conhecer-se e a travar uma profunda amizade. Matilde ajudará a jovem a encontrar a serenidade e o amor, enquanto Giovanna acompanhará Matilde ao longo da sua caminhada final. Uma história dominada pela paixão, que nos retrata, com o talento habitual de Sveva Casati Modignani, duas inesquecíveis figuras femininas


Para mim, foi um lívro simplesmente fantástico, gostava de ler mais livros desta escritora (além deste do "Baunilha e Chocolate"). li o livro tao rápido que nem dei por mim quando-o estava a acabar. É viciante, emocionante e cómico. mostra tantas situações de vida, entrlaços nas histórias, perdas e ganhos, felicidade e angústia (que as vezes continha-me para não destar a chorar xD ). é uma história de duas mulheres que não são nada daquilo que parecem ser. leiam para descobrir e garanto que não se vão arrepender ;)

A Ilha - Vicoria Hislop








Sinopse
Num momento em que tem que tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, Alexis Fieldings está determinada a descobrir o passado da sua mãe. Mas Sofia nunca falou sobre ele, apenas contou que cresceu numa pequena aldeia em Creta antes de se mudar para Londres. Quando Alexis decide visitar Creta, a sua mãe dá-lhe uma carta para entregar a uma velha amiga e promete que através dela, Alexis vai ficar a saber mais, vai ficar a saber tudo. Quando chega a Spinalonga, Alexis fica surpreendida ao descobrir que aquela ilha foi uma antiga colónia de leprosos. E então encontra Fotini e finalmente ouve a história que Sofia escondeu toda a vida: a história da sua bisavó Eleni, das suas filhas e de uma família assolada pela tragédia, pela guerra e pela paixão. Alexis descobre o quão intimamente ligada está àquela ilha e como o segredo os une com tanta firmeza.
 

Para mim, foi um dos melhores romances que alguma vez li. não consegui largar o livro até acabar de ler, todo o segrego que é a ligação de tantas identidades, todo o suspance e amor juntamente com tragédia e crime. resumindo, é um livro forte, sobre uma ilha grega - Spinalonga que também foi a maior colónia de leprosos daquela época, situada por volta da altura da 2ª Guerra mundial. conta a história de uma família (em flashback) intimamente ligada a esta ilha, uma história emocionante e forte pois conta como foi a vida nesta colónia, como as pessoas vivam sem água, luz, isolados e sem esperança. como sobreviviam, como se amaram, traíram e mataram. amei o livro, recomendo ;D
Agora, para quem gosta mais de ver do que ler, este romance também foi transformado em série traduzida em várias línguas. já assisti a alguns episódios e recomendo também que vejam. está muito bem feito, apesar de haver diferenças do livro para a série. actores muito bem escolhidos e cenários perfeitos para a época. Aqui vai um trailer para dar o cheirinho :p


P.S: Se alguém for ver, comentem ;)